Limpeza de bicos injetores
Por dentro das Válvulas Injetoras:
Trata-se de uma válvula eletromagnética, que funciona a partir do movimento de um induzido(a agulha da válvula) pelo efeito do campo magnético produzido por uma bobina. A válvula é composta por:
– Carcaça com bobina e sua devida conexão;
– (Válvula)Agulha móvel com induzido;
– Assento da válvula;
– Mola;
– Pré-filtro;
– Anéis de vedação(o-ring).
Quando a ECU não manda tensão para a válvula injetora, esta encontra-se sobre pressão da linha de combustível(da bomba elétrica contida no tanque, geralmente 3bar.), a pressão juntamente com a força da mola mantém a agulha na sua sede, vedando qualquer passagem de combustível pela válvula. No momento em que a ECU manda sinal para a válvula, o campo magnético gerado pela energização da bobina atraí o induzido, no caso a agulha, liberando a passagem de combustível pelos orifícios calibrados da válvula.
A vazão(volume de combustível injetado por unidade de tempo) é definida pelo diâmetro dos furos e pela pressão da bomba do sistema.
Obviamente, a função válvula injetora é injetar o combustível, para que este seja utilizado no tempo de combustão do motor, mas a forma como esse combustível deve ser injetado é que é importante. O combustível deve ser injetado de forma pulverizada para que sua mistura com o ar seja a mais homogênea possível, e que o mínimo de combustível seja perdido.