Óleo lubrificante – A vida do seu motor depende dele

Com as novas tecnologias disponíveis no mercado e maior exigência para não poluição do meio ambiente, os motores sofreram uma grande revolução, dentre elas, destacam-se dois itens importantes: maior temperatura de operação e maior rotação. Para os motores suportarem tais mudanças, os óleos lubrificantes estão tendo uma exigência extrema. Para resfriar esses motores já não basta água e ar, mas também lubrificantes de altíssima qualidade, bomba de óleo com pressão e vazão bem altas, proporcionando assim circulação interna com bastante velocidade e uma maior troca de calor dentro do motor.

Um motor a 5000rpm chega a circular em um minuto mais de 7 vezes o volume de óleo dentro do cárter. 

O óleo é o principal responsável pela retirada do calor gerada pela câmara de combustão. Um óleo com baixa qualidade, grosso (pesado), ira forçar a bomba de óleo, diminuindo a sua vazão, consequentemente isso fará o óleo circular mais lento, expondo por períodos mais longos a altíssimas temperaturas (em torno de 780°), dependendo do motor, provocando então, a oxidação do mesmo, deixando-o mais espesso, formando o vilão chamado borra.

Com a formação da borra, temos o entupimento dos canais de lubrificação, o que trará danos gravíssimos ao motor prematuramente. Deste modo, chegamos a conclusão que o óleo deverá ser: 

  • leve, o mais fino possível;
  • sintético ou semissintético (altíssima resistência térmica);
  • resistir ao afinamento e ao engrossamento (ter elevado índice de viscosidade);
  • Date
  • Categories
  • Price
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