Troca de Óleo e Filtros
Óleo lubrificante – A vida do seu motor depende dele
Com as novas tecnologias disponíveis no mercado e maior exigência para não poluição do meio ambiente, os motores sofreram uma grande revolução, dentre elas, destacam-se dois itens importantes: maior temperatura de operação e maior rotação. Para os motores suportarem tais mudanças, os óleos lubrificantes estão tendo uma exigência extrema. Para resfriar esses motores já não basta água e ar, mas também lubrificantes de altíssima qualidade, bomba de óleo com pressão e vazão bem altas, proporcionando assim circulação interna com bastante velocidade e uma maior troca de calor dentro do motor.
Um motor a 5000rpm chega a circular em um minuto mais de 7 vezes o volume de óleo dentro do cárter.
O óleo é o principal responsável pela retirada do calor gerada pela câmara de combustão. Um óleo com baixa qualidade, grosso (pesado), ira forçar a bomba de óleo, diminuindo a sua vazão, consequentemente isso fará o óleo circular mais lento, expondo por períodos mais longos a altíssimas temperaturas (em torno de 780°), dependendo do motor, provocando então, a oxidação do mesmo, deixando-o mais espesso, formando o vilão chamado borra.
Com a formação da borra, temos o entupimento dos canais de lubrificação, o que trará danos gravíssimos ao motor prematuramente. Deste modo, chegamos a conclusão que o óleo deverá ser:
- leve, o mais fino possível;
- sintético ou semissintético (altíssima resistência térmica);
- resistir ao afinamento e ao engrossamento (ter elevado índice de viscosidade);