A primeira coisa que você precisa saber é qual a função da suspensão: dar estabilidade e divisibilidade ao automóvel. A suspensão é a responsável por absorver as irregularidades do terreno por onde passa, fazendo com que a roda suba e desça, sem alterar bruscamente o movimento da carroceria. Imagina então andar sem suspensão nas ruas esburacadas das cidades do Brasil?

Existem três tipos de suspensão: A independente, que cada roda percebe as alterações do solo sem transferir à outra do mesmo eixo; a semi-independente, que parte dos movimentos são passados pelo eixo e a dependente (ou eixo rígido), que os movimentos de uma roda são percebidos pela outra no mesmo eixo.

Confira quais são os componentes de um suspensão:

  • Molas: As molas são o primeiro componente que recebem impactos de qualquer irregularidade do solo. Existem diversos tipos de molas:
    • Molas em espiral: Usadas na suspensão dianteira. Podem ser colocadas na suspensão traseira, no caso de carros.
    • Feixe de molas: Utilizado em caminhões.
    • Amortecimento a ar: Utilizado em ônibus.
    • Misto (mola espiral na frente e feixe na traseira): Geralmente presentes em picapes.
    • Torção: Utilizada na traseira do Fusca e da Kombi.
  • Amortecedor: O amortecedor serve para eliminar as vibrações da mola, por meio de um sistema hidráulico. A peça possui um tubo de pressão e um reservatório com óleo, onde uma pequena parte é preenchida com ar (ou nitrogênio). Ao passar por trechos desiguais, o amortecedor e a mola absorvem o impacto e poupam a carroceira. Funciona assim: O óleo passa para o tubo de pressão, quando o carro esta sobre um piso irregular. Quanto maior a dificuldade dessa passagem, maior é a eficiência do amortecedor. Por isso, quando o amortecedor sofre um esforço repetitivo por muito tempo, o óleo aquece, perde a viscosidade (fica fino) e passa facilmente do reservatório para o tubo. Ou seja, não absorve o impacto. Os amortecedores atuais controlar os movimentos de compressão e expansão, enquanto os antigos funcionavam apenas em um sentido.
  • Barra estabilizadora: A barra anti rolamento interliga as torres de suspensão. Sua função é neutralizar a inclinação da carroceira em curvas fortes. Por causa da força centrífuga, o carro tende a abaixar para o lado oposto ao da curva, o que é amenizado pela barra, aumentando a estabilidade. Os carros podem ter uma barra estabilizadora na parte da frente ou na traseira. O mau estado da barra pode resultar em derrapagens e acidentes, acarretados pela inclinação acentuada do chassi.
  • Braços de apoio: Responsáveis pela fixação do conjunto da suspensão de cada roda à carroceira.

Quando se rebaixa um carro, o mais comum é cortar as molas. Também existem casos em que é feita a compressão ou destemperamento das molas. Essa prática diminui o curso dos amortecedores (e também a vida útil de todos os componentes da suspensão). Existem amortecedores e molas especiais para carros rebaixados, mas custam caro e a instalação é demorada. Um carro rebaixado tente a ter mais estabilidade – seu centro de gravidade fica mais baixo – mas o conforto fica comprometido. Manter a suspensão original garante o melhor equilíbrio entre o conforto e a estabilidade.

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